Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário
Fonte :Por Jussara de Barros
Nunca é cedo demais para incentivarmos nossos pecurruchos a ler,pois é um ato saudável que faz bem a mente,ao corpo e Ler é muito bom.
São pequenos hábitos que devemos incorporar na educação das crianças desde cedo e acho que o prazer de ler é um desses hábitos.
Um beijão pessoal,e não esqueçam de comentar viu.
Adorei seu blog,gosto muito de um bom livro e já estou seguindo!
ResponderExcluirvisite meu cantinho,se gostar fique á vontade para seguir e até dar sugestões!
http://ellabeleza.blogspot.com.br/
Olá, também passando aqui pela primeira vez e achei o seu blog muito lindo =D oO Layout é fofo demais.
ResponderExcluirTem pormoção lá no meu bloguinho, sinta-se convidada, bjos
http://enquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br/
Olá, adorei o seu blog! Eu fui uma criança que leu mtoooo, eu era louca por livros e pedia de presente, mas confesso que hj em dia leio mto pouco, queria voltar a ter esse habito de ler! Quem sabe o seu blog não me inspire né?!
ResponderExcluirTe encontrei no Achei-blog!
Estou seguindo seu blog, se tiver interesse em conhecer o meu e me seguir, vou adorar!
http://flashpop21.blogspot.com.br/
bjusss
Olá
ResponderExcluirEstou retribuindo a visitinha e te seguindo tbm...
Adoreiii seu blog, realmente é mágico Parabéns .
Bjinhos de Unhas Fashion
http://www.unhasfashionbymarisa.blogspot.com.br/
Olha tb acho que nunca é tarde para incentivar a leitura, eu mesma só comecei a ler depois de adulta e tenho que confessar que me arrependo de ter demorado tanto a conhecer esse mundo maravilhoso da leitura. E sobre o Monteiro Lobato acho que dispensa qualquer comentário, suas obras falam por si né.
ResponderExcluirBeijos; Janini
www.perfumedepitanga.com
A criança tem de ser incentivada a ler, pois o hábito de ler na infância e tão sadio e depois de adulto não para mais.
ResponderExcluirAna
Realmente é muito importante incentivar a criança a ler. Minha mãe fez isso comigo desde pequena! ^^
ResponderExcluirTem PROMOÇÃO do livro "Beijada por um Anjo 5" lá no Sook. Depois passa por lá e confira!!!
BjO
http://www.the-sook.blogspot.com.br/
Oi, adorei seu blog.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho que está fazendo.
Desde criança eu leio, quando descobri esse przer, não consegui abandonar.
Seria tão bom, que todos os pais incentivassem seus filhos a ler, é um tesouro sem tamanho.
Bjos
Cida
Visite meu blog
www.moonlightbooks.net
Bom dia, seja benvinda ao achei blog, já estou seguindo seu blog,faça uma visita ao meu http://ateliecantinhodoceuroo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirnumero 111
ótimo post. a criança tem que ser incentivada desde cedo!
ResponderExcluirgostei do seu blog. muito fofo
estou te seguindo
me segue tambem
http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
@lostgirlygirl
bjos
Monteiro Lobato, quem dera eu chegar a ter 10% do talento dele como editor! Deus pra mim é tudo, mas aqui na terra tive que fazer um pedestal para o Lobato rsss
ResponderExcluirBeijos
http://unhasdadrii.blogspot.com/