18 abril 2012

Galerinha

Hoje viemos aqui com mais um post,na seção Galerinha mas este é especial por ser  dia 18 de abril instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário
Fonte :Por Jussara de Barros

Nunca é cedo demais para incentivarmos nossos pecurruchos a ler,pois é um ato saudável que faz bem a mente,ao corpo e Ler é muito bom.
São pequenos hábitos que devemos  incorporar  na educação das crianças desde cedo e acho que o prazer de ler é um desses hábitos.
Um beijão pessoal,e não esqueçam de comentar viu.

11 comentários:

  1. Adorei seu blog,gosto muito de um bom livro e já estou seguindo!
    visite meu cantinho,se gostar fique á vontade para seguir e até dar sugestões!
    http://ellabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, também passando aqui pela primeira vez e achei o seu blog muito lindo =D oO Layout é fofo demais.

    Tem pormoção lá no meu bloguinho, sinta-se convidada, bjos

    http://enquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o seu blog! Eu fui uma criança que leu mtoooo, eu era louca por livros e pedia de presente, mas confesso que hj em dia leio mto pouco, queria voltar a ter esse habito de ler! Quem sabe o seu blog não me inspire né?!
    Te encontrei no Achei-blog!
    Estou seguindo seu blog, se tiver interesse em conhecer o meu e me seguir, vou adorar!

    http://flashpop21.blogspot.com.br/

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Estou retribuindo a visitinha e te seguindo tbm...
    Adoreiii seu blog, realmente é mágico Parabéns .

    Bjinhos de Unhas Fashion

    http://www.unhasfashionbymarisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha tb acho que nunca é tarde para incentivar a leitura, eu mesma só comecei a ler depois de adulta e tenho que confessar que me arrependo de ter demorado tanto a conhecer esse mundo maravilhoso da leitura. E sobre o Monteiro Lobato acho que dispensa qualquer comentário, suas obras falam por si né.

    Beijos; Janini

    www.perfumedepitanga.com

    ResponderExcluir
  6. A criança tem de ser incentivada a ler, pois o hábito de ler na infância e tão sadio e depois de adulto não para mais.
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito importante incentivar a criança a ler. Minha mãe fez isso comigo desde pequena! ^^

    Tem PROMOÇÃO do livro "Beijada por um Anjo 5" lá no Sook. Depois passa por lá e confira!!!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei seu blog.
    Parabéns pelo trabalho que está fazendo.

    Desde criança eu leio, quando descobri esse przer, não consegui abandonar.
    Seria tão bom, que todos os pais incentivassem seus filhos a ler, é um tesouro sem tamanho.

    Bjos

    Cida

    Visite meu blog
    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, seja benvinda ao achei blog, já estou seguindo seu blog,faça uma visita ao meu http://ateliecantinhodoceuroo.blogspot.com.br/
    numero 111

    ResponderExcluir
  10. ótimo post. a criança tem que ser incentivada desde cedo!
    gostei do seu blog. muito fofo
    estou te seguindo
    me segue tambem

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Monteiro Lobato, quem dera eu chegar a ter 10% do talento dele como editor! Deus pra mim é tudo, mas aqui na terra tive que fazer um pedestal para o Lobato rsss

    Beijos
    http://unhasdadrii.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Queridos amigos comentem,visitem sintam a Magia no ar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...